domingo, 10 de maio de 2015

Resumo do livro "Os miseráveis" de Victor Hugo.


Jean Valjean, um pobre homem que soube desde cedo o que era responsabilidade. Tinha que cuidar de sua família, e infelizmente, um dia não pôde levar pão para seus sobrinhos comerem e resolveu roubar. Não deu certo. Foi pego pela polícia, onde ficou 19 anos preso. 5 por seu crime, e o restante por tentar fugir.

Ao sair da cadeia, ele procura um lugar para comer e dormir, mas infelizmente ninguém o acolhe, pois naquela época, quando se chegava a cidade, era necessário se identificar na prefeitura, e, feito isso, todos ficaram sabendo que havia um ex detento na cidade. Como ninguém quis hospedá-lo, uma mulher o indicou a casa do bispo. Chegando lá, o bispo de Digne o acolheu, mesmo sabendo que ele era um estranho. Jean Valjean rouba algumas coisas e foge, sendo pego pela polícia, que o leva novamente a casa do bispo, esse, com um coração de ouro, diz que deu de presente ao rapaz, e diz para ele pegar mais coisas.

Depois desse ocorrido, Jean vira uma pessoa boa, não rouba mais, abre uma fábrica, se torna rico e até prefeito  de uma cidade. Só que para não ser reconhecido, muda seu nome, que passa a ser agora Madeleine. Ele conhece uma mulher chamada Fantine, que foi deixada pelo marido e não tinha condições de cuidar sozinha de sua filha Cosette. Fantine deixa sua filha com uma família chamada Thénardier, que somente tirava o dinheiro dela, e tratava Cosette como se fosse uma escrava. Fantine tenta de tudo para conseguir dinheiro, até que cai na prostituição e acaba sendo presa, e quem a solta da cadeia é justamente o senhor Madeleine. Fantine fica muito doente e clama por sua filha, e Madeleine tenta ajudá-la mas Javert (um inspetor dedicado a profissão) diz a ele que por alguns momentos confundiu-o com Jean Valjean, mas que teria tirado isso da cabeça pois outro homem estava sendo condenado. Madeleine vai até o julgamento e se confessa.

Feito isso ele vai preso, mas foge da cadeia e vai salvar Cosette, que passa a considera-la sua filha. Vivem por muitos anos juntos, escondendo da polícia, até que ela se apaixona por um rapaz que a afasta de seu pai por boatos de que ele era uma má pessoa. Mas eles descobrem, no final da vida de Jean Valjean, que ele foi um herói, pois salvou o marido de Cosette da morte. Quando eles vão visitá-lo, o pobre miserável está de cama, muito doente, e com a chegada da filha ele fica muito feliz, mas infelizmente morre em seus braços.

Alguém teria rabiscado em seu túmulo: “Ele dorme. Embora a sorte lhe tenha sido adversa. Ele viveu. Morreu quando perdeu seu anjo; Partiu com a mesma simplicidade; como a chegada da noite após o dia”.

Resumo feito por mim, Larissa Testi, não aceita-se cópia.

5 comentários:

  1. amei o blog e pretendo ficar acompanhado ,se vc tiver interesse passa lá no meu blog ficarei mt grata sucesso
    http://amorporlivroos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,eu amo esse livro e amei sua resenha, estou seguindo bjs
    http://izumiy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro este livro e gostei muito do seu resumo de os miseraveis.

    Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Ya li el libro e asisti a película. Encantada

    ResponderExcluir